quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A VITALIDADE DA FAMILIA

          A nossa sociedade mudou.  Porque a familia mudou. Os papéis estão invertidos de pais e filhos, esposas e maridos, e por esse motivo considero que o mundo pós moderno se tornou um caos.Gostaria de estar vivendo em outra época.( podem me chamar de conservadora ou " quadrada" ou ainda tradicional) é isso mesmo que sou. E sofro com isso, a sociedade é tão moderna, os valores estão tão invertidos e a familia desvalorizada que quando uma pessoa não concorda com os novos padrões ela acaba sendo descriminada por um grupo de pessoas mais popular, mais atualizado ou ainda mais inovador. O que quero dizer é que os relacionamentos familiares não podem continuar como estão. Hoje para a mídia a mulher tem que ser independente e até para ter filhos já pode fazer sozinha. Que absurdo! Para a mulher de hoje ter como ocupação ser" dona de casa" é um trabalho desvalorizado. Assim, as mulheres modernas   deixam a casa, seus filhos e o marido para se dedicar ao trabalho e a vitalidade familiar se errifece. Não estou dizendo que a mulher não deva trabalhar, só quero dizer que o trabalho não deve ser prioridade na vida da mulher. A mídia e a sociedade também tem distorcido o papel masculino, o homem é o provedor, o líder da casa, o disciplinador e com essa revolução social e cultural os homens de hoje não sabe quem são e nem onde querem chegar. Ai que complicado!!
                 O  bom relacionamento familiar é a força e a vitalidade na vida das pessoas e de uma sociedade. Como psicopedagoga estudei e estudo a fundamental influência que o meio em que o individuo vive exerce sobre sua vida. È imprecionante observar no meu campo de trabalho, principalmente nas escolas, como as crianças, adolescentes e jovens são reflexos de seus familiares. Recentemente, pude, atender alguns pais na escola que trabalho, cuja os quais seus filhos eram indisciplinados, agressivos e rebeldes. Infelizmente ao conversar com os responsáveis por esses alunos constatei que na maioria dos casos o problema da criança não era de cunho neurológico ou cognitivo, mas sim social. A maioria dos alunos com comportamentos atípicos eram filhos de pais violentos, viciados,ou que estavam sempre ausentes por causa do trabalho e não tinham tempo para estar com os filhos,    
         Vocês que estão lendo esse artigo podem estar dizendo, mas Gleice, quem é você pra ensinar o que é o melhor ou não? Eu não sou ninguém mesmo. Apenas uma pessoa indignada ao observar como os relacionamentos familiares atuais estão se deteriorando e  atráves da minha profissão posso ver de maneira comprovada o que a desestrutura de uma familia faz com os individuos e a sociedade.
       Pais,  a melhor forma de se relacionar com seus filhos e ajuda-los a vencer na vida é dar o exemplo, o exemplo... o exemplo.  Conversem, sejam amigo, sinceros , firmes.justos, sábios, etc. Ame o seu companheiro ou companheira porque um casamento falido traz  traumas pra vida de um filho. Não é o dinheiro ou o conhecimento que fará com que sua familia tenha vitalidade. Mas o relacionamento que se estabelece com os seus. 
     Quero agradecer a minha familia: minha mãe, meu pai, minhas irmãs, meus cunhados que me ensinaram o que é ter um bom relacionamento familiar . Agradecer pelo amor, carinho, apoio e pelas correções também.Pelo exemplo de vida de dignidade e pelo respeito e amizade. São os meus parentes que me fizerem ser o que sou hoje e me ensinaram o que é uma familia cheia de vitalidade. Que bom seria se todas as familias fossem igual a minha. A sociedade não estaria nessa perdição.Contudo,   ainda há chance para concertar o mundo.Eu acredito que sempre há.Não abandone sua familia, não desista dos seus, ame-os cada vez mais, quem sabe assim, começando comigo e com você, nossa sociedade se tornará forte. Porque a força do mundo depende sempre da vitalidade da familia.
Grande Abraço!!!          
  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário